Esporte NOTÍCIAS

segunda-feira, 2 de outubro de 2017

Família autoriza doação de órgãos e salva 6 pessoas

Foto: reprodução / TeleClubItalia

Seis pessoas foram salvas na Itália graças a um gesto de amor.
Neste fim de semana a família de um paciente de 47 anos autorizou a doação dos órgãos dele.
O homem teve hemorragia cerebral e estava em coma irreversível na Unidade de Tratamento Intensivo do Hospital Evangélico Betânia, em Napoli.
Imediatamente a Coordenação Regional da Campanha, na região do sul da Italia, foi avisada.
Juntamente com o Centro Nacional de Transplante as esquipes especializadas fizeram o transporte e os transplantes para os receptores.
Órgãos
O fígado foi dividido e destinado a dois pacientes em Nápoles e Bergamo.
Os rins e as córneas foram doados a quatro pacientes em Nápoles e Salerno através dos respectivos centros de transplante.
Na Italia 8.500 pessoas aguardam por um transplante, numa corrida contra o tempo que envolve a conscientização de famílias e o trabalho de médicos e equipes em diversos hospitais.

DO: SÓ NOTICIA BOA

Ex-dependente, morador de albergue, passa em 3º em concurso

Joel Marques - Foto: Reprodução/RBS TV
Um ex-usuário de drogas, que perdeu a própria casa e foi morar em um albergue, em Santa Cruz do Sul, RS, passou em 3º lugar em um concurso público.
Joel Marques é a prova viva de que é preciso ter foco e nunca perder a esperança.
Ele começou o ano sem emprego e deu a volta por cima ao passar no concurso do IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, para atuar como recenseador no Censo Agropecuário 2017.
“Eu estou muito feliz com isso, porque a tendência era eu ficar desesperado, desanimar, né? Mas eu quero dar a volta por cima e esse é o primeiro passo”, afirma.
A vitória de Joel Marques está registrada com destaque em uma faixa no pátio do albergue. Após a conquista, ele virou motivo de orgulho para os funcionários e de exemplo para os amigos. (foto abaixo)
“Muitas pessoas que tem casa, estudo, não conseguiram. E ele aqui, no albergue, numa situação bem precária, conseguiu”, diz Noé Mateus Gonçalves dos Santos, que também é morador do albergue.
Joel foi acolhido no albergue pelo coordenador da entidade, Claudiomiro de Oliveira.
“Naquele momento ele disse pra mim: ‘Seu Claudio, eu não quero trabalhar agora, eu quero focar nos estudos’. Aí eu perguntei pra ele: ‘Mas estudo do que, Joel’? E ele me disse: ‘Eu tenho uma prova pra fazer e daqui uns dias eu vou fazer e passar’. E naquele momento eu acreditei nele”, conta.
O local, que recebe moradores apenas à noite, para dormir, passou a abrigar o estudante durante o dia também. Joel, que tem o ensino médio completo, passava as tardes estudando em um canto, na área da administração.
“Fiquei sabendo que tinha tudo na internet, e que eu podia estudar pelo computador”, diz.
Entre os 66 concorrentes, Joel ficou em terceiro lugar no concurso. A vaga é temporária, mas os próximos planos do recenseador do IBGE já estão bem definidos.
Foto: Reprodução/RBS TV

DO: SÓ NOTICIA BOA

Dezesseis presos fogem da Delegacia de Jandaia do Sul

Presos fugiram por buraco feito na laje (Foto: Polícia Civil/Divulgação)

Dezesseis presos fugiram da delegacia de Jandaia do Sul, norte do Paraná, na madrugada desta segunda-feira (2).
De acordo com a Polícia Civil, os presos escaparam por volta das 3h, por meio de um buraco escavado na laje de uma das celas. Após passarem pelo buraco, os detentos removeram parte do telhado de amianto, saltaram o muro e ganharam as ruas.A fuga, segundo os policiais, foi percebida por moradores vizinhos à delegacia. 
A Polícia Militar (PM) recebeu uma ligação informando que um grupo suspeito de pessoas estava correndo nas ruas próximas à delegacia. 
A Polícia Civil foi comunicada e encontrou o buraco no teto.No momento da fuga, a cadeia de Jandaia do Sul contava com 78 detentos. A capacidade ideal seria de 18 presos, conforme policiais.

No momento da fuga, a cadeia de Jandaia do Sul tinha 78 detentos. A capacidade ideal seria de 18 presos, conforme policiais (Foto: Divulgação/Polícia Civil)

PREFEITO EDIMAR SANTOS ANUNCIA OBRAS E REFORMAS NA ESCOLA MUNICIPAL CÍCERO BITTENCOURT RODRIGUES

A imagem pode conter: céu, nuvem e atividades ao ar livre

Outubro, mês em que se comemora o dia do Professor, começou com um grande presente 
A imagem pode conter: 5 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pépara professores e alunos Rede Municipal e para toda a população: OBRAS E REFORMAS NA ESCOLA MUNICIPAL CÍCERO BITTENCOURT RODRIGUES. O anúncio foi feito pelo Prefeito Edimar Santos em seu Gabinete, na manhã desta segunda-feira, 02 de outubro, com a presença da Secretária de Educação, Rosimari Ynoue, da Diretora da Escola, Ana Lúcia de Souza, do diretor do Departamento de Obras, João Mendonça e do Arquiteto da Prefeitura, Cesar Felipe Domingues e Vereadores Joselito da Luz e Amauri Ynoue. Na oportunidade o Prefeito Edimar Santos também apresentou o projeto arquitetônico das obras e reformas. Esta será mais uma obra executada com recursos próprios do Município. É importante ressaltar que os projetos arquitetônicos estão sendo executados pelo Arquiteto Cesar Felipe, contratado no início da Administração. Juntamente com o engenheiro William, contratado através de concurso público, a prefeitura municipal conta com dois profissionais que tem possibilitado o efetivo planejamento de obras, com projetos completos e bem elaborados.
O Prefeito Edimar Santos ressaltou que não será somente pinturas, e sim uma obra que a Escola merece.

A imagem pode conter: céu e atividades ao ar livre

A imagem pode conter: céu e atividades ao ar livre


Uma avó é presa Castro suspeita de exploração sexual da neta

A avó de uma adolescente explorada sexualmente foi presa, nesta segunda-feira (2), em Castro, nos Campos Gerais do Paraná. A prisão aconteceu durante a 3ª fase da Operação Alcova, deflagrada nesta manhã pela 2º Promotoria de Justiça de Ibaiti, município do norte pioneiro do estado. 
Ela foi presa em casa. De acordo com a promotora Dúnia Serpa Rampazzo, coordenadora da Operação Alcova, a avó – cuja idade não foi informada – levava a menina para ser prostituída. 
A mulher era, conforme a promotora, o contato entre a menina e a dona da casa de prostituição, que foi presa em 2016.Atualmente, a adolescente tem 17 anos. 
Quando era explorada sexualmente, conforme o Ministério Público do Paraná (MP-PR), a garota tinha 16 anos e morava com a avó.

A prisão e os crimes

O mandado de prisão cumprido contra a avó é preventivo, ou seja, por tempo indeterminado. 
A suspeita foi denunciada MP-PR na semana passada, segundo a promotora.
A prisão foi motivada pelos crimes de exploração sexual de menores e rufianismo, que é a prática de obtenção de lucro por meio da exploração sexual.

Operação Alcova

Esta nova etapa da Operação Alcova, de acordo com a promotora, é resultado de oito meses de investigações. A 1ª e a 2º fase da operação ocorreram em novembro do ano passado. 
Um policial civil e um ex-prefeito de Ibaiti foram alvos das etapas anteriores da operação.A promotora relatou que as três fases da Operação Alcova foram denunciadas pelo MP-PR e aceitas pela Justiça, ou seja, já correm processos relacionados a essas investigações. 
Conforme a promotora, ao todo, há quatro réus, sendo a avó da garota um deles.A avó inclusive, ainda segundo a promotora, chegou a ser arrolada como testemunha de defesa de um dos réus das ações penais, o policial civil.

Proteção

A adolescente está inserida no Programa de Proteção a Testemunhas há quase um ano, desde novembro.

Menino de 3 anos é raptado e estuprado no norte do Paraná, diz polícia

Um menino de três anos foi raptado e estuprado na tarde desta segunda-feira (2), em Sarandi, no norte do Paraná, segundo a Polícia Civil. O suspeito, um homem de 31 anos, foi preso em flagrante pela Polícia Militar (PM).
Inicialmente, a PM foi acionada pela mãe do garoto por conta do sumiço do menino, que, segundo ela, estava brincando no quintal da residência, no Jardim Novo Horizonte, próximo ao limite com Maringá, também no norte do Paraná.Conforme a polícia, vizinhos relataram que o menino foi visto de mãos dadas com um homem, que chegou a comprar um doce para ele em uma mercearia do bairro, de acordo com o relato do proprietário do estabelecimento aos policiais.
Os próprios moradores do bairro encontraram o suspeito em um matagal e o agrediram antes da chegada dos policiais. 
Na delegacia, ele passou mal e precisou ser encaminhado a um hospital.Ainda de acordo com a polícia, o suspeito tem passagens registradas por furto, lesão corporal e outras duas por estupro de vulnerável – um caso foi arquivado e outro ele responde em liberdade.O garoto foi levado ao Hospital Universitário de Maringá para fazer exame de corpo de delito. 
O laudo apontou que houve o abuso sexual, segundo a polícia.

DO G1

AS 10 + TOCADAS na LÍDER FM