Esporte NOTÍCIAS

sexta-feira, 24 de março de 2017

Tartaruga que ingeriu 915 moedas volta a nadar na Tailândia após cirurgia

Veterinários retiraram de seu sistema digestivo cinco quilos de moedas que as pessoas jogavam em um poço em um parque público da província de Chonburi.


 Uma tartaruga que ficou famosa por ter ingerido 915 moedas fez uma aula de natação  como parte de um programa de reabilitação, depois de uma longa cirurgia que retirou o 'tesouro' de seu estômago.
O animal passou sete horas na mesa de operação em Bangcoc na semana passada. Os veterinários retiraram de seu sistema digestivo cinco quilos de moedas que as pessoas jogavam em um poço em um parque público da província de Chonburi.
A história rodou o mundo,  "Omsin", que tem 25 anos, nadou com relativa facilidade em uma pequena piscina do centro de pesquisas aquáticas do hospital de Chulalongkorn.
A tartaruga passou duas décadas no parque de Chonburi e os visitantes atiravam moedas em seu tanque para atrair sorte.Nantarika Chansue, veterinária chefe do centro aquático, afirmou que o caso teve uma consequência positiva: a reflexão das pessoas antes de atirar as moedas.Chansue espera que um dia "Omsin" possa retornar ao mar, pois, em tese, ainda tem 60 anos de vida.



Do G1

Polícia Civil prende suspeito de engravidar enteada de 12 anos em Ponta Grossa

Prisão ocorreu nesta sexta-feira (24). Abusos começaram quando a menina tinha oito anos, mas crime só foi descoberto após gravidez, diz Nucria.


Resultado de imagem para imagens de banner policia civil
O Núcleo de Proteção à Criança e ao Adolescente Vítimas de Crimes (Nucria), da Polícia Civil de Ponta Grossa, na região dos Campos Gerais do Paraná, prendeu na manhã desta sexta-feira (24) um homem de 47 anos suspeito de violentar e engravidar a enteada de 12 anos.Segundo a Polícia Civil, os abusos começaram quando a menina tinha oito anos. O crime só foi descoberto porque ela engravidou do padrasto e o teste de DNA comprovou a paternidade do bebê.
De acordo com a delegada Ana Paula Carvalho, este é o terceiro caso envolvendo estupro de vulnerável descoberto pelo Nucria na cidade.
“Temos o caso de uma menina de 11 anos que já foi formalizado em boletim de ocorrência (B.O), pois estaria grávida. Hoje possivelmente teremos novas informações”, relatou.
Já outra ocorrência chegou ao Núcleo na quinta-feira (23). Uma menina de 13 anos, conforme a polícia, deu entrada no Pronto Socorro Municipal (PSM) com suspeita de aborto.
Para a delegada, casos como estes são preocupantes. “Primeiramente pela idade das vítimas, todas menores de 14 anos. Quem quer que seja o autor, vai ser responsabilizado pelo estupro de vulnerável”, enfatizou.


Do G1

PREFEITO EDIMAR SANTOS DE SANTA CECÍLIA DO PAVÃO (PR) RECEBE VISITA DO CHEFE DA SEAB

A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas sentadas, tela, tabela e área internaNesta quinta-feira (23) o Prefeito Edimar Santos, acompanhado do Secretário Municipal de Agricultura, Leonardo Santos Morales, recebeu em seu gabinete o Chefe da SEAB (Secretaria de Agricultura e Abastecimento) de Cornélio Procópio, o senhor André Luiz Teodoro da Silva. Foram tratados assuntos importantes para nosso Município, como a Microbacia, que atenderá produtores do Município com práticas agrícolas; Programa Pro Rural que irá beneficiar o Município com readequação de 41 km de estradas rurais; Programa Leite das Crianças, que em nosso Município beneficia 125 crianças. Também foram tratados assuntos sobre a retomada do PAA – (Programa de Aquisição de Alimentos) Federal e Estadual, programas que o Município não estava participando desde 2013.


Fonte: PREFEITURA MUN. DE SANTA CECÍLIA DO PAVÃO

Desempregado encontra pacote com R$ 8 mil e devolve ao dono

Foto: arquivo pessoalHonestidade!  Um pedreiro encontrou um envelope na rua com R$ 8 mil reais e devolveu ao dono.
O caso aconteceu na última segunda feira, 21, no bairro do Arapoanga, em Planaltina, a 40 km de Brasília
Edson Rosa de 49 anos e achou o envelope em frente a uma loja de materiais de construção e apesar de estar desempregado em com dívidas, não hesitou em devolver.
Ele ia a uma loja de materiais de construção para comprar uma lata de cola, para consertar o carrinho de brinquedo do neto, de 1 ano e 11 meses, quando achou o pacote no chão, na entrada do estabelecimento comercial.
A mulher dele, Helena Teixeira, disse que Edson nem contou quanto dinheiro havia no envelope.
“Como tinha o nome do dono da loja escrito, ele decidiu devolver na hora. Como o dono da loja não estava, ele deixou com um funcionário”, disse Helena ao Extra –  já que Edson é muito tímido e não quis dar entrevista.
Como ele e Helena são fregueses frequentes do local e conhecem o dono do estabelecimento, acharam melhor avisar sobre a devolução do envelope.
“Ligamos para informar que o Edson tinha achado e que o envelope estava com o funcionário da loja. Ele disse que sentiu falta do dinheiro na hora de fazer o depósito e agradeceu”, contou ela.
Contas atrasadas
“Nós estamos com algumas contas atrasadas, mas temos ainda uma pequena renda de um aluguel. Ele é muito honesto, muito correto, um grande profissional. Está sem emprego por enquanto, como muita gente. Mas, quando viu o dinheiro, não pensou duas vezes antes de devolver. Não é certo pegar algo que não é seu”, disse Helena.
Ronaldo, dono do estabelecimento, disse que conhece Edson e Helena há cerca de um ano e que ficou surpreso com a atitude do pedreiro.
“Me surpreendi em ver o tamanho da honestidade dele. Outra pessoa levaria o dinheiro para si. Mas ele fez questão de devolver e de garantir que eu tinha recebido a quantia de volta. Achei uma atitude muito boa da parte dele. Infelizmente nem todo mundo é assim”, lembrou Ronaldo.
Helena contou que Edson é discreto e não imaginou que a simples ação poderia chamar tanta atenção.
“Ele não fez para chamar a atenção de ninguém. Nem ficamos falando para todo mundo. Ele fez porque é o correto, deveria ser normal que as pessoas agissem assim. O dinheiro não era dele”.

quinta-feira, 23 de março de 2017

FURTO DE ANIMAIS NA CIDADE DE URAÍ ... AUTORES SÃO DA CIDADE DE SÃO SEBASTIÃO DA AMOREIRA

Resultado de imagem para IMAGENS DE BANNER DE POLICIASÃO SEBASTIÃO DA AMOREIRA: Obtendo uma informação que em data anterior (21/03/2017) foi realizado um furto em uma chácara na cidade de Urai e que possíveis autores seriam dessa localidade, foi realizado contato com policiais civis, onde os investigadores deslocaram até o Destacamento Militar deste município com informações e fotos dos animais furtados. A equipe policial tem conhecimento de alguns indivíduos que praticam furtos de animais na região, e desta forma, foram até os prováveis locais e encontraram na residência da genitora do possível autor no Distrito da Viação dois animais (carneiros) e o veículo Belina usada no furto. O abordado relatou que os animais e o veículo teriam sido adquiridos de outra pessoa. Retornando ao município conseguiram localizar o outro elemento onde foi questionado sobre os animais e quanto ao veiculo, onde o mesmo relatou onde estavam os outros animais e que em sua residência tinha um deles já abatido e pronto para o consumo. Com os fatos apresentados e com relato do outro elemento que o furto foi praticado por duas pessoas, este também conduzido a este Destacamento policial, onde relatou estarem os outros dois animais. A equipe deslocou até o local informado onde foram localizados os mesmos. Todos os animais foram reconhecidos pelas vitimas, bem como todos recuperados, e possíveis autores do furto foram conduzidos a 34º DRP de Assai ficando a disposição do delegado de policia. 15:00 R. JUN ARAKAWA SEIS CARNEIROS DE DIVERSOS TAMANHOS E IDADES, VIVOS E UM CARNEIRO ABATIDO, PRONTO PARA CONSUMO.

SANTA CECÍLIA DO PAVÃO: MÃE PROCURA POLICIA E DIZ QUE FILHA ESTA DESAPARECIDA DESDE 17.03.17

Resultado de imagem para IMAGENS DE BANNER DE POLICIA
SANTA CECÍLIA DO PAVÃO: Uma senhora foi até o Destacamento de Polícia Militar, para fazer um boletim de ocorrências, onde a solicitante diz que sua filha a menor esta desaparecida desde a data de 17 de março de 2017, e que segundo informações a mesma publicou em rede social "facebook" que estaria na cidade de Assaí com outra menor, que mesmo tendo uma boa relação coma filha, já não é a primeira vez que a mesma sai de casa sem avisar, porém das outras vezes ela ia até a cidade de São Sebastião da Amoreira, porém a solicitante já procurou nesta cidade e não achou. A solicitante acionou o conselho tutelar que fez contato em Assai sem lograr êxito. Diante dos fatos o boletim de ocorrência foi confeccionado e a mesma orientada quanto aos procedimentos. 20:56 R PEDRO BITTENCOURT

SANTA CECÍLIA DO PAVÃO... COSTURA JÁ ESTÁ GERANDO EMPREGOS

Geração de empregos no Município Santa Cecilia Do Pavão já tem 15 pessoas trabalhando na costura.
Mesmo antes de assumir pela terceira vez a prefeitura, Edimar Santos já mobilizava atrair empresários para investir e gerar empregos na cidade.
Através da lei de incentivos, a prefeitura disponibilizou estrutura para a empresária ADRIANA da COSTURA, que já conta com mais de 15 pessoas na linha de produção, gerando empregos e renda para o município.
As instalações estão na antiga Creche e já foi feito  o primeiro pagamento aos trabalhadores da costura.
"Geração de empregos.... Santa Cecília do Pavão precisa... o povo precisa... e essa é uma das minhas maiores preocupações, e vamos dar o total apoio para empresários que queiram vir para o nosso Município e gerar empregos". (comentou o Prefeito Edimar Ssntos).

terça-feira, 21 de março de 2017

50 CASAS POPULARES PARA SANTA CECÍLIA DO PAVÃO (PR)

PREFEITO EDIMAR SANTOS TRABALHANDO À TODO VAPOR COM DEPUTADO ROMANELLI ... O SONHO DA CASA PRÓPRIA PODE ESTAR PERTO PARA FAMÍLIAS DE SANTA CECÍLIA DO PAVÃO.

Resultado de imagem para imagens de casinhas populares
Através da Secretaria da Família, o Município Santa Cecilia Do Pavão está devidamente PRIORIZADO no edital de chamamento público para CONSTRUÇÃO de CASAS POPULARES. A secretária estadual Fernanda Richa anunciou investimento de R$ 30 milhões na construção de 650 moradias no Estado do Paraná.
A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas em péO prefeito Edimar Santos já esteve nesta segunda-feira (20), na Secretaria da Família em Curitiba e, foi recebido pela coordenadora estadual do programa Leticia Reis, que repassou mais informações complementares para apresentação da documentação exigida.
A imagem pode conter: 1 pessoa, flor
A secretária municipal de Ações Públicas e Desenvolvimento Social Leizinha Gavioli, disse que o projeto será destinado as famílias em situação de maior grau de vulnerabilidade social, sendo que do total de 50 casas, será assegurado o mínimo de 8% por cento para pessoas com deficiência e aos idosos.
O deputado estadual Luiz Claudio Romanelli destacou a importância do projeto para os moradores do Município Santa Cecilia Do Pavão. "O Edimar Santos já fez muitas casas com nosso apoio e, agora não será diferente. Tenho trabalhado incansavelmente com minha equipe para atender as demandas do prefeito, vice-prefeito, vereadores e lideranças de Santa Cecília do Pavão.
A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas sorrindoO Deputado Luiz Claudio Romanelli já é bem conhecido no norte do paraná, em especial no Município de Santa Cecília do Pavão onde já viabilizou várias casa populares, e desta vez não é diferente. 
A grande preocupação do Prefeito Edimar Santos é atender as pessoas que realmente precisam, pessoas de baixa renda. As casas populares terão a medidas de 32 metros quadrados,  que também algumas serão em especial para pessoas com deficiência e também algumas serão reservadas para pessoas idosas. Pode estar sendo o fim do aluguel para muitas pessoas que passam por muitas necessidades, pessoas que muitas das vezes moram apertados com parentes em pequenas casas.


Resultado de imagem para imagens de casinhas populares

Adolescente confessa que matou colega a facadas em colégio no Norte do Paraná

Adolescente de 16 anos confessou nesta terça-feira (21), que matou o colega de também 16 anos, na noite de segunda-feira (20), dentro do colégio em que estudavam em Cambira (região Norte do estado). 

Segundo o delegado-chefe da 17ª Subdivisão Policial (SDP) de Apucarana, José Aparecido Jacovós, adolescente prestou depoimento e confirmou a autoria do crime. 

Mas conforme o delegado, não há motivação e os jovens seriam amigos. Sua condição psiquiátrica será avaliada.


"O adolescente tem como ídolos assassinos de séries de televisão", afirma o delegado em relação ao menor ser fã do seriado 'Dexter', que é sobre um serial killer de serial killers. 

"Ele pode ter escolhido cometer crime na escola porque tem uma série de mortes em escola, como American Horror Story", completa Jacovós. 

As postagens do adolescente em seu perfil no Facebook são referentes à morte, assassinato, sociopatia, psicopatia e seriados sobre serial killers. Em uma delas há uma imagens com a frase "todos nós somos psicopatas, porém uns são ativos e outros não". 

Outra postagem com dois quadros mostra um diálogo entre personagens animados. "Às vezes eu acho complicado ter um amigo sociopata...", diz a primeira personagem. "O que é isso?", responde a segunda. "É um transtorno de personalidade antissocial", explica. "Sociopata eu sei, perguntei o que é amigo", responde. 

O crime 

Por volta das 18h30 de segunda-feira (20), o adolescente matou o colega com dois golpes de faca, dentro do Colégio Estadual Rosa Delúcia Calsavara, em Cambira. 

Em seguida, o autor do crime lavou a faca utilizada no bebedouro, a jogou perto de uma árvore e fugiu. 

O corpo foi encontrado por outros colegas por volta das 21h ao lado do refeitório. O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) de Apucarana. (Colaborou Ludmila Pelissari Hernandes)

DO Bonde

Polícia Militar encontra cachos de bananas recheados com maconha

Apreensão foi feita na manhã desta terça-feira (21), na cadeia de Umuarama. Entorpecente estava distribuído em três pencas da fruta.


A Polícia Militar (PM) encontrou 83 gramas de maconha escondidos em três cachos de banana que seriam entregues a um preso da cadeia de Umuarama, no noroeste do Paraná, nesta terça-feira (21). A droga estava embalada e distribuídas dentro das frutas. 
A PM relatou que uma mulher, que entregaria uma sacola com alimentos a um detento atendendo a um pedido de uma terceira pessoa, chamou os policiais relatando que havia algo estranho nas pencas. Ao descascar as frutas, a polícia descobriu o entorpecente.
A pessoa que chamou a polícia será interrogada, porém como não compactuou com o crime não responderá por qualquer crime. O preso que receberia a droga já foi identificado, e os envolvidos podem responder pelo crime de tráfico de drogas.

Do g1

Petrobras anuncia alta de 9,8% no preço do gás de cozinha

Resultado de imagem para IMAGENS DE BOTIJÕES DE GAS
O consumidor vai sentir no bolso, “no curtíssimo prazo”, o aumento do preço do botijão de gás que passa a vigorar nas refinarias da Petrobras a partir de terça-feira, segundo o presidente do sindicato das distribuidoras de gás (Sindigás), Sérgio Bandeira de Mello.
A estatal anunciou nesta sexta-feira (17) reajuste de preço de 9,8%. Mas, como o botijão passa por distribuidores e revendedores até chegar às residências, é possível que os dois elos da cadeia aproveitem para rever suas margens de lucro e que o aumento chegue maior ao consumidor.
Pelas contas da Petrobras, um repasse integral do reajuste nas refinarias deve pesar R$ 1,76 no preço final, o equivalente à alta de 3,1% por botijão. Especialistas calculam, no entanto, que os comerciantes vão aproveitar a má notícia para ampliar os ganhos e encarecer o produto de 5% a 10%, dependendo do espaço permitido pela concorrência. O Sindigás não quis fazer projeções com o argumento de que “o mercado é livre”.
Resultado de imagem para IMAGENS DE BOTIJÕES DE GASEssa é a primeira vez que a Petrobras reajusta o botijão desde setembro de 2015. Em geral, a petroleira pratica valores menores do que os do mercado internacional. Mesmo após esse aumento, a diferença ainda está na casa dos 20%, de acordo com o Sindigás. De janeiro de 2003 a agosto de 2015, o valor médio passou de R$ 29,35 para R$ 46,02, alta de 56,8%, segundo a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Até dezembro, já tinha sido reajustado em 89,4%.
“É inevitável que isso tivesse acontecido. No longo prazo, há perdas com a inflação, que pesa sobre a logística e mão de obra, e ainda têm os tributos”, afirmou o presidente do Sindigás. Finanças A Petrobras entregou recurso à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), reguladora do mercado financeiro, para justificar a utilização da contabilidade de hedge em suas demonstrações financeiras de 2013 a 2015. O resultado de 2016 será divulgado na terça-feira, e repetirá a mesma sistemática.
A empresa passou a utilizar a contabilidade de hedge depois que as projeções de exportação explodiram, em razão do pré-sal, e a Petrobras passou a considerar que deveria recorrer ao mecanismo para proteger as vendas externas de oscilações cambiais. O corpo técnico da comissão, no entanto, questiona se essa tem sido realmente a finalidade da Petrobras que, dessa forma, teria supostamente inflado os resultados dos últimos anos.
O prazo para a apresentação do recurso pela petroleira venceu na quinta (16), quando foi entregue o documento, com pedido de confidencialidade à CVM. O corpo técnico da autarquia terá dez dias úteis para decidir se modifica ou mantém sua decisão. Caso mantenha, o processo será encaminhado ao colegiado da Comissão - formado pelo presidente, Leonardo Pereira, e diretores -, ao qual caberá a palavra final. 

FURTO EM SANTA CECÍLIA DO PAVÃO

Resultado de imagem para IMAGENS BANNER DE POLICIASANTA CECÍLIA DO PAVÃO: Foi registrado o furto de uma residência pela senhora R.A.R. que reportou que ao chegar de viagem constatou que a porta e a janela havia sido arrombadas e que foi levado um celular da marca Samsung modelo Galaxy. Foi orientada pela equipe de plantão. ENDEREÇO DA OCORRÊNCIA: RUA DUQUE DE CAXIAS.

segunda-feira, 20 de março de 2017

VALE SOCIAL tem valor REAJUSTADO em 33% no Município Santa Cecilia Do Pavão.

Projeto de Lei de aumento foi enviado pelo Prefeito de Santa Cecília do Pavão Edimar Santos e aprovado por unanimidade pelos VEREADORES, assim a partir de março de 2017 o programa social FRENTE DE TRABALHO criado em 2006, pelo próprio Edimar Santos, agora terá seus valores reajustados em 33%, portanto passará de R$ 300,00 para R$ 400,00 por 4h diárias por cada vinte dias de serviços no programa.
Um valor que fará a diferença para as pessoas que realmente precisam, e automaticamente o comércio local sentirá uma diferença, já que o giro desta renda dos trabalhadores serão gasto no comércio do Município de Santa Cecília do Pavão.
A Câmara Municipal, através dos nobres edis não pensaram duas vezes em aprovar um projeto de suma importância e que vem de encontro com a população. 

Polvos de crochê ajudam bebês prematuros em UTIs

Foto: PinterestUma ideia simples, que veio da Dinamarca, está ajudando a acalmar bebês prematuros no Brasil.
Na UTI do Hospital Regional de Ponta Grossa, no Paraná polvos de crochê estão sendo dados para recém-nascidos que estão nas incubadoras.
Os brinquedos ajudam os bebês a se sentirem mais seguros e confortáveis.
Ao abraçar o polvo, feito de crochê, o recém-nascido se sente calmo e protegido, porque os tentáculos são semelhantes ao cordão umbilical e dão a sensação de segurança que eles tinham no útero materno.
Os batimentos cardíacos mostram o poder desse brinquedinho simples.
Um prematuro da UTI, sem o polvo, tem mais de 180 batimentos por minuto.
Em outro bebê da mesma sala, com o polvo, esse número cai para 130.
História
Projeto Octo começou na Dinamarca em 2013, quando um grupo de voluntários passou a costurar polvos de crochê para doar para bebês prematuros em unidades de tratamento intensivo neonatais.
Atualmente, o projeto faz doações para 16 hospitais em toda a Dinamarca e já recebeu pedidos para iniciar o projeto em mais de 15 países pelo mundo.
O primeiro a testar essa nova maneira de confortar os recém-nascidos foi o Hospital Universitário Aarhus.
Lá a equipe médica pôde identificar melhora nos sistemas respiratório e cardíaco dos bebês, além de um aumento dos níveis de oxigênio no sangue.
Como fazer
Para que o brinquedo seja seguro para recém-nascidos, o polvo precisa ser 100% algodão, assim ele pode ser levado à máquina de lavar.
E atenção aos tentáculos: eles não podem passar de 22 centímetros.
Foto: reprodução / Pinterest

DO sonoticiaboa

Sim, eles são a mesma pessoa… depois de uma boa ação emocionante

Foto: reprodução/Youtube
Um salão de cabeleireiros da Espanha encontrou uma forma bacana para comemorar seus três anos de atividade.
O La Salvajería fez uma boa ação, uma transformação impressionante com um morador em situação de rua. 
José Antonio, nascido em Palma, é conhecido afetuosamente pelos moradores da cidade como Josete. Ele passou 25 anos morando nas ruas.
O dono do salão de beleza La Salvajeria, Salva Garcia, convidou José para “limpar seu visual”.
Ele entrou na casa maltratado, com barba e cabelos brancos, imensos, sem dentes e com a autoestima lá no chão.
Depois de algumas tesouradas, tintura nos cabelos e barba, José Antonio abandonou a imagem de morador de rua e foi transformado em um moderno hipster.
Quando Josete se olhou no espelho, com o novo visual, começou a soluçar.

DO sonoticiaboa

GOVERNADOR BETO RICHA AUTORIZA RECURSOS DE R$ 600.000,00 PARA SANTA CECÍLIA DO PAVÃO (PR)

O evento foi realizado no Palácio Iguaçu na manhã desta segunda-feira (20), o Prefeito Edimar Santos de Santa Cecília do Pavão esteve acompanhado pelo Deputado Romanelli.

A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em péEm evento realizado no Palácio Iguaçu na manhã desta segunda-feira (20), o Prefeito Edimar Santos, acompanhado do Deputado Romanelli, recebeu das mãos do Governador Beto Richa autorização de recursos no valor de R$ 600 mil, que devem ser liberados pelo Sistema de Financiamento aos Municípios. Os recursos serão investidos em infraestrutura.

Edimar Santos, disse que os recursos repassados pelo governo estadual são essenciais para o município. “Seria muito difícil fazer as obras que queremos, como colocação de galerias, asfalto e calçadas, se não fosse a ajuda do Estado”. Edimar Santos também lembrou da cota extra de ICMS repassada pelo Paraná no início do ano. “Isso nos ajudou muito na recuperação de estradas rurais e na colocação de mais ônibus para o transporte escolar”, e se não fosse a intervenção do Governo do Estado, os pequenos municípios se dependessem somente do FPM estariam somente em condições de fazer a folha de pagamento, mas realmente sem ajuda do Governo é impossível de fazer algo à mais para o município.

A imagem pode conter: 6 pessoas, pessoas sentadas e área interna

FONTE: Agencia de Noticias do Paraná

Última parcela do IPVA no Paraná começa a vencer a partir de segunda

Data de vencimento varia conforme o último número da placa.
Contribuinte deve efetuar o pagamento até sexta-feira (24).


Resultado de imagem para imagens de ipva 2017A última parcela do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) no Paraná começa a vencer a partir de segunda-feira (20). A data de vencimento varia conforme o último número da placa, estendendo-se até sexta (24).
A Secretaria da Fazenda lembra que, na correspondência enviada pela pasta, consta o boleto para o pagamento da terceira cota em qualquer instituição bancária. Os contribuintes já tinham recebido correspondência com os dados para pagamento à vista ou das duas primeiras parcelas, com vencimentos em janeiro e fevereiro.
Como pagar parcelas anteriores
Quem não efetuou pagamento das parcelas anteriores no prazo, deve emitir nova ficha com os valores atualizados no site da Secretaria da Fazenda. Para consultar, é preciso informar o número do Renavam do veículo.

O pagamento poderá ser feito usando apenas o número do Renavam nos bancos credenciados. São eles: Banco do Brasil, Bancoob, Bradesco, Itaú, Rendimento e Sicredi.
Outra opção ao contribuinte, restrita aos bancos conveniados, é a Guia de Recolhimento do Estado do Paraná (GR-PR). Ela também está disponível no site da Secretaria da Fazenda.
Confira a tabela de vencimentos da terceira e última parcela do IPVA 2017:
- 3ª cota
1 e 2 - 20 de março
3 e 4 - 21 de março
5 e 6 - 22 de março
7 e 8 - 23 de março
9 e 0 - 24 de março

AS 10 + TOCADAS na LÍDER FM