Esporte NOTÍCIAS

terça-feira, 6 de março de 2012

Merenda Escolar: Alunos recebem alimentação em sistema self-service em Santa Cecília do Pavão

A Administração Municipal de Santa Cecília do Pavão, tem como objetivo primordial garantir uma Educação de qualidade e acredita que investir na educação é também investir na alimentação que o aluno recebe.
Seguindo essa filosofia, foi implantado na Escola Municipal Cícero Bittencourt Rodrigues, a distribuição da alimentação escolar em sistema self-service, agregado aos projetos de educação nutricional.
Este projeto tem por objetivo oferecer uma alimentação escolar que evite a exposição dos alunos a práticas alimentares inadequadas e apóie a adoção de práticas aos pequenos através de uma alimentação nutricionalmente equilibrada que complete a quantidade de nutrientes (proteínas, carboidratos, gorduras, vitaminas e sais minerais) contida nos alimentos; higienicamente preparada; de temperatura, consistência, porcionamento e frequência adequadas, fornecida em horários também adequados.
Todo este procedimento segue as orientações contidas na Resolução  do Conselho Federal de Nutricionista Nº 465/2010, na Portaria nº 1428, 26 de Novembro de 1993, do Ministério do Estado da Saúde e na Lei nº 8.234 da Presidência da República.
Segundo a Nutricionista Joanita Schuber Gonçalves, os hábitos saudáveis da alimentação devem ser incentivados e praticados desde a infância. Pois é nessa fase da vida que as crianças normalmente entram na escola e estão desenvolvendo uma série de funções de caráter físico, cognitivo e motor.

Quando o consumo desses nutrientes é adequado, as crianças têm bom desempenho escolar e uma maior facilidade de assimilação dos conhecimentos, além de estarem prevenindo uma série de doenças e desequilíbrios futuros como, por exemplo, os problemas relacionados ao crescimento” comentou Joanita.
A Nutricionista também explica que todo cuidado é pouco no sentido não apenas de promover a saúde dessas crianças, como de evitar a incidência de casos de obesidade infantil, entre outras doenças, sendo assim a merenda escolar tem predominância de frutas, hortaliças, legumes, leite, cereais, carne e ovos completam o cardápio de maneira equilibrada.

Nenhum comentário:

AS 10 + TOCADAS na LÍDER FM